Cafés especiais | Dicas 20 de fevereiro 2019

7 dicas essenciais para preparar Cafés Especiais em Casa

Muitas pessoas entram em contato conosco pedindo dicas para fazer Cafés Especiais em casa. E por se tratar de um Café Especial, realmente seu preparo requer alguns cuidados para se obter o melhor resultado.

Mas antes de começar, você já sabe o que é Café Especial?

Hario V60 - Cafés Especiais

Hario V60 – Cafés Especiais

De acordo com a BSCA, Associação Brasileira de Cafés Especiais , Cafés Especiais são grãos isentos de impurezas e defeitos que possuem atributos sensoriais diferenciados.

Estes atributos, que incluem bebida limpa e doce, corpo e acidez equilibrados, qualificam sua bebida acima dos 80 pontos na análise sensorial.

Além da qualidade intrínseca, os cafés especiais devem ter rastreabilidade certificada e respeitar critérios de sustentabilidade ambiental, econômica e social em todas as etapas de produção.

Dito isso, vamos lá?

Confira abaixo 8 dicas para preparar cafés especiais:

1 – Escolha do café: Grão ou Moído?

Existem vários lugares atualmente que comercializam Cafés Especiais. Eles podem ser comprados principalmente em cafeterias, lojas online, empórios, direto do produtor, entre outros.

E para se obter o melhor sabor do café, preferencialmente, tem que ser moído na hora. Portanto, em grãos é o mais indicado. Mas caso não tenha moedor em casa, procure comprar o produto em locais que façam a moagem do grão na hora para você.

2- Água

Caso ainda não possua algum equipamento que controle a temperatura da água, fique atento(a), pois ela não pode ferver. O ponto correto é quando a água começa a liberar aquelas bolhinhas no fundo.

3- Porta filtro e coador de papel

Independente da marca de porta filtro e filtro de papel que esteja usando, a dica é despejar um pouco de água quente para escaldar o filtro, antes de colocar o pó. Pois ele poder liberar resíduo e até alterar o gosto original do café. E escaldando corretamente, você obtém uma bebida limpa.

4- Quantidade de pó

Para se obter uma bebida saborosa, a proporção deve ser de 10 g de pó para 100 ml de água.

5 – Pré-Infusão

Ela é muito importante para que o Café Especial seja extraído de forma uniforme. Basta despejar um pouquinho de água quente no pó de café, que já está no coador, até que ele fique úmido. Depois deste processo, aguarde por volta de 30 segundos, completando com a água quente, que deve ser adicionada em movimentos circulares e em pouca quantidade

6 – Não adicione açúcar

Muitas pessoas, por costume, adicionam açúcar na água ou até no pó. Se quiser sentir as notas dos Cafés Especiais, não é indicado, pois adoçando, você vai interferir no verdadeiro sabor dele, que no caso dos cafés especiais, já possuem uma doçura natural .

Mas caso decida adoçar mesmo assim, deixe para fazer isso quando o café já estiver pronto, na xícara.

Afinal, gosto é gosto e respeitamos a todos!

7- Conservação:

Guarde na própria embalagem, pois os Cafés especiais normalmente são acondicionados em embalagens que possuem uma válvula que retira o oxigênio dela, evitando assim a oxidação do pó. Mas caso compre algum café que não possua esse tipo de embalagem, utilize alguma que seja hermética para o armazenamento.

 

– Dica extra

Procure comprar cafés de torra recente. Quanto mais fresca a torra, mais aproveitará das propriedades do café!

 

Bons cafés para você!

Rick e Aline
Um casal apaixonado por cafés compartilhando experiências

Posts relacionados

Comente pelo WordPress