Cafés especiais | Dicas | Método de Preparo 19 de setembro 2019

Coador de Pano ou Coador de Papel?

Coador de Pano ou Coador de Papel? Quando você prepara o seu café especial, especificamente, você prefere coador de pano ou de papel?

A gente sabe que isso é muito pessoal, pois ambos possuem seus admiradores. E também, que tanto o filtro de papel quanto o coador de pano possuem suas vantagens e desvantagens.

Coador de Pano ou Coador de Papel?

Coador de Papel

Não tem muito segredo. Como a maioria já sabe, para preparar o café, basta colocar o pó e depois a água quente.

Porém, antes de começar o processo, é indicado escaldar o filtro. Pois como desvantagem, ele poder liberar resíduo e até alterar o gosto original do café. E escaldando corretamente, tudo se resolve e você obtém uma bebida limpa.

Outra dica muito usada para obter um café melhor e que ele seja extraído de forma uniforme, basta despejar um pouquinho de água quente no pó de café, que já está no coador, até que ele fique úmido. Depois deste processo, aguarde por volta de 30 segundos, completando com a água quente, que deve ser adicionada em movimentos circulares e em pouca quantidade.

Lembrando que o filtro de papel também oferece um processo mais higiênico, pois basta usá-lo e descartá-lo.

Coador de Pano

Esse tipo de coador possui como característica mais marcante a nostalgia, pois remete à memória afetiva dos brasileiros.

Além disso, o aroma marcante é uma característica comum a este método, que também é simples, pois basta colocar o pó e depois a água quente. No entanto, em comparação com o filtro de papel, digamos que ele proporciona um processo menos “higiênico”, devido ao acumulo de resíduos que prejudicarão os cafés a serem preparados em seguida.

Mas para ajudar a resolver esse entrave, basta usar água fervida para limpar o coador de pano.

Conclusão

Os 2 métodos oferecem vantagens e desvantagens, mas ambos proporcionam ótimos cafés. Nós, por exemplo, utilizamos vários métodos de preparo, mas falando deles, especificamente, preferimos o filtro de papel. Mas isso é muito pessoal e o que importa mesmo é utilizar cafés especiais, certo?

Rick e Aline
Um casal apaixonado por cafés compartilhando experiências

Posts relacionados

Comente pelo WordPress