Cafés especiais | Dicas 20 de março 2019

Qual a diferença entre Arábica e Robusta?

Qual a diferença entre Arábica e Robusta?

Diariamente nos deparamos com uma série de dúvidas a respeito das diferenças que existem entre os tipos de café: Arábica e Robusta.

Então queremos ajudar a esclarecer essas questões. Afinal, não são todas as pessoas que possuem acesso a essas informações.

Qual a diferença entre Arábica e Robusta?

Portanto, vamos lá então com algumas diferenças:

Os Cromossomos

O arábica tem 44 cromossomos, proporcionando ao café diferentes nuances. O robusta tem apenas 22, com menos peculiaridades.

A Bebida

O arábica produz uma bebida suave. As nuances de sabores proporcionam também diferentes doçuras e outras características. E o resultado são os cafés especiais.

Já o robusta resulta na bebida dura. Ele geralmente é utilizado nos cafés muito consumidos na maioria dos lares brasileiros, em blends. E vale lembrar que a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) passou a filiar produtores de Café Robusta, por conta do trabalho dedicado dos produtores brasileiros.

Qual tem mais cafeína?

O teor de cafeína é mais baixo no arábica, 1,2% em média. E no robusta, 2,2%.

Esses índices interferem diretamente no sabor, já que conferem ao robusta um amargor mais presente.

No campo

O robusta normalmente é plantado até 800 metros de altitude. E a planta é muito difundida na África, Ásia, Indonésia e Brasil.

E calcula-se que é responsável por um quarto da produção mundial.

E enquanto isso, o arábica precisa ser plantado em altitudes maiores. Sendo originária da Etiópia, a planta é bastante delicada e necessita de tratamentos intensos.

Os maiores cultivadores desta espécie são os países da América do Sul(inclusive o Brasil) e Central. E também em alguns países da África e Ásia.

E ele possui numerosas variedades. Dentre muitas, podemos citar: Bourbon, Mundo Novo, Caturra, Obatã,  entre outros.

Mesmo o arábica sendo menos resistente às doenças e produzindo menos floradas do que o robusta, estima-se que ele seja responsável entre 70 e 75% da produção mundial.

Conclusão

Temos que ter em mente que a qualidade deve ser exigida, independente do tipo de café que esteja apreciando, seja ele arábica ou robusta.

Portanto, quando for comprar café, questione sobre a procedência, pois está pagando por isso. E claro, aconselhamos sempre dar preferência aos cafés especiais, porque eles são facilmente rastreados.

Existem alguns que possuem inclusive um QR Code na embalagem. E instantaneamente você tem acesso a todas as informações do café.

Afinal, tem coisa melhor do que tomar café bom?

Rick e Aline
Um casal apaixonado por cafés compartilhando experiências

Posts relacionados

Comente pelo WordPress