Café | Eventos 23 de outubro 2018

Mostra temporária “Café com aquarela, uma experiência de imagem e contos” ficará no Museu do Café até dia 4 de novembro

Os quadros são produzidos por meio de extrações do grão e outros elementos incomuns

Inaugurada durante a programação do dia internacional da bebida, realizada no último domingo de setembro (30), a exposição temporária “Café com aquarela, uma experiência de imagem e contos”, fará parte das instalações do Museu do Café, da Secretaria da Cultura do Estado, até o dia 4 de novembro. As 16 ilustrações que compõem a coleção, elaboradas pelo artista plástico Rogerio Bessa Gonçalves, foram criadas com variadas formas e intensidades de café, além de outros materiais pouco convencionais.

As peças buscam destacar o uso da infusão na composição de trabalhos figurativos, oferecendo um produto com características obscuras e de um aspecto envelhecido. De acordo com Gonçalves, o grão proporciona um padrão cromático nas gravuras e possibilita tons dourados diversificados, que espelham as propriedades do líquido.

Por meio dessa inovação, o profissional tenta, também, propor projetos gráficos sintetizados e alternativas técnicas que fujam dos processos criativos tradicionais. A ideia por trás da mostra nasceu, justamente, da preocupação envolvendo o exagero atribuído aos métodos e equipamentos de desenho que apontam para representações ultrarrealistas como objetos de expressão.

O Museu do Café fica à rua XV de Novembro, 95, no Centro Histórico de Santos. Seu horário de funcionamento é de terça a sábado, das 9h00 às 17h00 e, aos domingos, entre 10h00 e 17h00. Aos sábados, a visitação é gratuita. Já a Cafeteria do Museu abre de segunda a sábado, das 9h00 às 18h00 e, aos domingos, entre 10h00 e 18h00. Outras informações estão disponíveis no site www.museudocafe.org.br.

Rick e Aline
Um casal apaixonado por cafés compartilhando experiências

Posts relacionados

Comente pelo WordPress